Durante a Segunda Guerra Mundial, a qual foi marcada por milhões de mortos e feridos, se passava também um conflito ideológico além do econômico e geopolítico. Na verdade, tal conflito realizado pela comunicação impulsionou a demasia de mortes devido à idéia de nacionalismo mantida sob uma série de calúnias e interesses políticos.
Governando a Alemanha na época em que a mesma tinha sido atingida por uma crise econômica em 1932 que deixou a nação com aproximadamente seis milhões de desempregados, Adolf Hitler tinha grande popularidade devido às promessas que ele e seu partido Nazista propunham ao povo, onde transformariam a nação em um país rico e poderoso.
Impressionados com o poder da propaganda Aliada durante a Primeira Guerra Mundial, Hitler e seu partido decidem lançar mão de uma propaganda sedutora a fim de persuadir a população em prol da desumanização do inimigo e a criação de uma imagem falsa do mesmo na Segunda Guerra Mundial e assim ter um exército forte e capaz de derrotar países adversários.
Sendo assim, a comunicação na Segunda Guerra Mundial, usada propositalmente como forma de persuasão teve seu ideal cumprido embora mais tarde, o Eixo, grupo ao qual a Alemanha pertencia, tenha se rendido e quase toda a população enganada morrido em vão.
A fotografia retrata Adolf Hitler segurando a bandeira Nazista com os seguintes dizeres abaixo em Alemão: “Viva a Alemanha!”.
- Flávia Freitas Gomes
Fontes bibliográficas:
http://www.brasilescola.com/historiag/nazismo.htm
1 comentários:
meu avo serviu a guerra pela alemanha, como soldado de comunicacao. sabe me dizer o que isso significa e onde possa achar mais informacoes?
Postar um comentário