domingo, 21 de agosto de 2011

Já dizia o Profeta Gentileza

Mensagem do Profeta Gentileza.
"Gentileza gera Gentileza", dizia o profeta que há anos nos deixou suas mensagens.
Esses dias vivi toda a essência dessa frase quando voltava para casa.
Entrei no ônibus, sentei em um banco e me distraí olhando o que se passava no lado de fora da janela. Afinal de contas, apesar de todos os problemas do Rio de Janeiro, é inegável sua extrema beleza ao cair da tarde.
A condução foi lotando de tal forma que não merecia ser chamada mais de ônibus, mas apenas de lata de sardinha. O burburinho me chamou de volta à realidade. Notei então que próximo da pessoa que estava sentada ao meu lado havia uma mulher em pé segurando sua bolsa pesada. Me ofereci para segurá-la e ela cedeu.
Quando a mulher se preparava para descer, pegou sua bolsa comigo e agradeceu. Enquanto isso, mais gente entrava no ônibus. Uma outra pessoa veio ficar perto da minha companheira de assento desligada ao meu lado. Porém, sem pestanejar, ela repetiu o gesto de gentileza que havia presenciado momentos antes.
Fiquei feliz. Desci então na Central do Brasil para pegar outro ônibus rumo a Duque de Caxias.
Não havia fila para entrar nele e isso me fez mais feliz ainda. Subi para a condução e dei um alto "boa noite" para o motorista, que me olhou espantado e disse:
- Você é a segunda pessoa que me dá boa noite hoje. E olha só quanta gente subiu no ônibus!
Dei uma olhada nos passageiros que me analisaram com olhares estranhos. Virei para o motorista e sorri.
Passei na roleta e sentei, adorando ver e ouvir a pessoa que subia logo atrás de mim dando uma "boa noite" para o motorista observador.
Já dizia o Profeta: "Gentileza gera Gentileza". E você? Tem gerado gentileza?

- Flávia Freitas Gomes

0 comentários:

Postar um comentário