sábado, 14 de maio de 2011

Comunicação na 2ª Guerra Mundial

Durante a Segunda Guerra Mundial, a qual foi marcada por milhões de mortos e feridos, se passava também um conflito ideológico além do econômico e geopolítico. Na verdade, tal conflito realizado pela comunicação impulsionou a demasia de mortes devido à idéia de nacionalismo mantida sob uma série de calúnias e interesses políticos.
            Governando a Alemanha na época em que a mesma tinha sido atingida por uma crise econômica em 1932 que deixou a nação com aproximadamente seis milhões de desempregados, Adolf Hitler tinha grande popularidade devido às promessas que ele e seu partido Nazista propunham ao povo, onde transformariam a nação em um país rico e poderoso.
Impressionados com o poder da propaganda Aliada durante a Primeira Guerra Mundial, Hitler e seu partido decidem lançar mão de uma propaganda sedutora a fim de persuadir a população em prol da desumanização do inimigo e a criação de uma imagem falsa do mesmo na Segunda Guerra Mundial e assim ter um exército forte e capaz de derrotar países adversários.
Embora muito utilizada por “Führer” e seus colaboradores, como Joseph Goebbles – diretor de propaganda, a comunicação se mantinha restrita, mantendo-se sob controle rígido escolas e universidades de comunicação ou qualquer meio da mesma que viesse denegrir a imagem Nazista. Dessa forma, a propaganda Alemã enfatizava o progresso das tropas alemãs e o nacionalismo, conseguindo dessa forma combatentes para o exército. Porém, o grande apoio populacional que Hitler conseguiu só se fez após o mesmo obrigar jornalistas e radialistas descreverem nações adversárias como bandidos e assassinos. Além disso, antes de qualquer divulgação ser feita por comunicadores precisava-se de aprovação, fazendo-a passar por uma análise.
            Sendo assim, a comunicação na Segunda Guerra Mundial, usada propositalmente como forma de persuasão teve seu ideal cumprido embora mais tarde, o Eixo, grupo ao qual a Alemanha pertencia, tenha se rendido e quase toda a população enganada morrido em vão.
A fotografia retrata Adolf Hitler segurando a bandeira Nazista com os seguintes dizeres abaixo em Alemão: “Viva a Alemanha!”.


- Flávia Freitas Gomes
 
Fontes bibliográficas:

http://www.brasilescola.com/historiag/nazismo.htm
               

1 comentários:

Konichuwa disse...

meu avo serviu a guerra pela alemanha, como soldado de comunicacao. sabe me dizer o que isso significa e onde possa achar mais informacoes?

Postar um comentário