sábado, 14 de maio de 2011

Radionovelas


O Brasil ansiava a modernização e o rompimento com o passado quando a primeira experiência radiofônica ocorreu em 1922 no centenário da Independência do Brasil. No dia 7 de setembro o presidente Epitácio Pessoa abriu a Exposição do Centenário no Rio de Janeiro. Porém, somente em 1923 foi instalada a primeira rádio do Brasil: a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, fundada por Edgar Roquette Pinto, que até hoje existe, porém com o nome de Rádio MEC.
O Rádio teve um desenvolvimento lento, voltando primeiramente sua programação para a aristocracia, até quando foi introduzida a Publicidade. Essa introdução além de proporcionar a disputa entre as empresas do mercado passou também a influenciar a vida das pessoas. Seja por moda, estilo e práticas cotidianas, a programação passou a marcar o comportamento da sociedade. Dentre esses programas estava a radionovela.
Para Sônia Freitas, costureira de 54 anos, a radionovela foi “a grande distração da época”. Nascida em Campos dos Goytacazes, conta que ainda adolescente ficava ouvindo, escondida dos pais, as novelas da rádio. “Ficava encantada e apreensiva com os sons que ouvia. Eu me identificava com alguns deles porque eram do meu cotidiano, como o andar do cavalo, barulho da porta...” – disse Sônia perdida nos pensamentos. Mal ela sabia o trabalho que era realizar os truques da sonoplastia. Para a Rádio Nacional, foi um desafio em 1941 lançar a primeira radionovela brasileira que se chamava Em busca da felicidade de Leandro Blanco com adaptação de Gilberto Martins. Alguns outros sucessos também são considerados pioneiros no Brasil, como Fatalidade e Mulheres de Bronze. Até hoje a Rádio Mec possui a sala de sonoplastia das radionovelas, como mostra a imagem abaixo.
Estúdio de sonoplastia da Rádio Mec
Infelizmente, o custo alto da produção das radionovelas somado ao crescimento da televisão culminou à migração da Publicidade para o novo veículo. Então, em 1970 o gênero desapareceu, adaptando-se assim à televisão.


- Flávia Freitas Gomes
 
FONTES DE PESQUISA:
http://www.radiomec.com.br/noticias/090629_radionacional.asp
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/713-4.pdf
http://www.grupoescolar.com/materia/historia_do_radio_no_brasil.html
http://www.independenciaoumorte.com.br/component/k2/item/83-marco-do-centen%C3%A1rio-da-independ%C3%AAncia.html
http://www.pucrs.br/famecos/radiofam/downloads/radio_brasileiro.pdf
http://www.adtevento.com.br/intercom/2007/resumos/R2433-1.pdf
http://www.locutor.info/Biblioteca.htm


0 comentários:

Postar um comentário